" Três Rosários de Ouricuri "




Syagrus coronata é uma palmeira nativa do Brasil (estados do Nordeste e norte de Minas Gerais) que pode chegar a ter dez metros de altura. Conhecida popularmente como ouricuri ou licuri, seus frutos são comestíveis e de suas sementes pode-se extrair óleo vegetal. As fibras das folhas são matéria-prima para a confecção de chapéus e outros objetos análogos.
Outros nomes populares são alicuri, aricuí, aricuri, butiá, butiazeiro, cabeçudo, coco-cabeçudo, coqueiro-aracuri, coqueiro-cabeçudo, coqueiro-dicori, coqueiro-dicuri, dicori, dicuri, iricuri, licurizeiro, nicuri, oricuri, ouricurizeiro, uricuri, uricuriba, urucuri, urucuriiba e adicuri.

Iracema me deu três rosários de ouricuri de presente de aniversário. Ela mesma os fez em Itaberaba. Conta que vendem nas feiras das cidades do interior. Nessa semana li várias coisas sobre o ouricuri, principalmente sobre sua importância para as famílias do sertão que tiram dele seu sustento durante os tempos de seca. O rosário é realmente bonito e quem os conhece desde a infância pode imaginar os motivos que me levaram a dividí-los com meus amigos Gabriel e Carol.

Arthur Scovino, Carol Santana e Gabriel Guerra (Grupo MI_Zera)
Vídeo: Camila Paes

Salvador, outubro de 2010


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores